sábado, 4 de maio de 2013

Subjacência





Uma professora de literatura inglesa dá uma aula sobre os movimentos proeminentes do século XVIII. 

Principais autores, principais sonetos e principais tendências. Seus alunos escutam com atenção.

O conteúdo é extenso e os ouvidos são atentos.

O conhecimento se manifesta através da voz da professora, que entra nos ditos ouvidos atentos de seus alunos, que o interpretam dali.

O som da voz é originado nas cordas vocais da professora, e é capturado pelas complexas estruturas auditivas de seus alunos.

A carga semântica do que é dito é originada de processos cerebrais da professora, e é consolidada pelos alunos também por processos cerebrais, porém diferentes.


Pausa.


O Neoclassicismo é o movimento preponderante da Inglaterra do século XVIII e autores como John Dryden foram representativos do período.

Tais manifestações um dia se encontraram no presente, e hoje estão enterradas por camadas e mais camadas de décadas.

O conhecimento perdurou e é transmitido ainda hoje.


Pausa.


Os processos cerebrais responsáveis pela retenção e transmissão do conhecimento da professora são originados por sinapses neuronais. O mesmo pode-se dizer da retenção das informações pelos alunos.

Neurônios são neurotransmissores formados por alguns millhões de células cada.

Células são formadas por duas centenas de trilhões de átomos cada.

Átomos são ocos.


Pausa.


O passado existiu.
O passado existe e
O passado perdurará.
Há ouvidos, olhos e bocas interessados em sua sobrevivência.
Há incontáveis células trabalhando para que isso aconteça.
Células são formadas por duas centenas de trilhões de átomos cada.
(Isso é 100 vezes o número de estrelas na Via Láctea)


Átomos contam histórias.
Átomos assimilam manifestações produzidas por outros átomos, como esta aqui.
Átomos permitem a perpetuação do conhecimento humano, num esforço muitas vezes minúsculo.


Pausa.


Uma professora dá aula de literatura inglesa.

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